Headings - Otimizando a hierarquia de títulos

Heading

Para manter a organização de seus artigos, separando-os com subtítulos e ao mesmo tempo otimizar de forma eficiente as hierarquias de títulos de seu blog aos olhares dos motores de busca, é necessário fazer o uso das Tags de Cabeçalho, também chamadas de Headings, ou ainda Hierarquia de títulos. Nesse artigo vamos mostrar a importância e como usar de forma eficiente essa técnica em seu blog/site.

Entendendo os Headings

Os Headings dizem aos buscadores a importância do que está compreendido entre elas, por exemplo a tag H1 é a de maior peso, é a mais importante, e a H6 a menos importante. Por padrão, o Blogger atribui ao título do blog a tag H1, aos títulos das postagens a tag H3.

Modificando e inserindo Headings

Antes de modificar os Headings padrões, você deve analisar o que é mais importante em seu blog, o nome do blog, ou os títulos dos artigos?

Nome do blog é relevante

Se o nome de seu blog for relevante, e possui palavras-chave de grande importância aos olhares dos mecanismos de busca, você deve deixá-lo com a tag H1. Esse é o caso do Crie Blogger, o nome possui grande importância, essas são umas das palavras-chave de maior resultados orgânicos em nosso blog, por isso deixei o cabeçalho como H1.

Se em seu cabeçalho estiver uma imagem no lugar do título, procure por #header h1, e acrescente abaixo o atributo display: none;. Depois, procure por <div id=’header-inner’> e cole <h1>Título do Blog</h1> abaixo, lembre-se de alterar a parte que está em vermelho pelo nome de seu blog.

Nome do blog não é relevante

Se o nome e cabeçalho de seu blog não é importante, você deve diminuir o grau do heading dele. Por exemplo, um blog que fale de esportes, cujo nome seja "Emoção Radical", não deve atribuir ao nome do blog a tag mais importante, porque com certeza os títulos dos artigos possuem mais importância e serão mais procurados do que o nome do blog em si.

Antes de prosseguir, ralize Backup de seu template. Vá em em Design, Editar HTML, expanda os modelos de widgets, e procure pelos códigos a seguir, realizando as subtituições indicadas abaixo:
#Header h1 (Troque por #header h3)
<h1 e </h1 (Para os que estão compreendidos no header-wrapper, troque por<h3 e </h3

Headings nos títulos dos artigos

Para atribuir h1 ao invés de h3 nos títulos dos posts, procure pelos estilos css de .post h3 e substitua todos h3 por h1. Agora procure por <h3 e </h3 e substitua por <h1 </h1 respectivamente. Lembre-se que ao fazer as alterações, você deve visualizar, e só se estiver tudo certo, salve o modelo.

Usando sub-títulos na postagem

Por padrão, o Blogger atribui h2 para as datas de postagens e títulos dos widgets, mas você também pode atribuir outro valor para esses objetos e usar a h2 como título ou subtítulo das postagens. Aqui no Crie Blogger, h1 corresponde ao cabeçalho, h2 ao título das postagens, h3, h4 e h5 correspondem aos subtítulos, e h3 também para títulos de widgets e datas.

Os subtítulos são muito importantes, tanto para organização de um post, bem como para bom posicionamento nos buscadores. Caso você use os subtítulos, você pode inserir estilos CSS em seu template, para formatação deles. Veja a formatação dos headings neste blog:

Headings do Crie Blogger

Para fazer isto, insira estilos CSS em seu template, antes de ]]></b:skin>
Veja um exemplo de formatação CSS para um heading que ficará dentro de um post:


 

Veja que o código acima corresponde a um heading h4, para cada sub-título deve existir um (preferencialmente que seja com formatação diferente dos outros headings).

Considerações finais
Neste tutorial, aprendemos a usar os headings, como alterar os níveis e formatar sub-títulos. Há muitas forma de usar os Headings, a formatação e qual nível usar depende de seus critérios. Este foi mais um artigo da nossa semana Seo, continue nos acompanhando.

Comentários